Primeira Missa no Brasil

História da Primeira Celebração no Brasil



 A primeira celebração realizada no Brasil foi um marco histórico, porque simbolizou o início da ingresso do cristianismo numa terreno habitada por milhões de indígenas. Ela ocorreu no dia 26 de mocidade de 1500 (um domingo de Páscoa), quatro dias depois a chegada dos portugueses ao Brasil, no litoral sul do atual estado da Bahia ( zona de Porto Abrigado ). Vamos poder descobrir pequeno número de particularidades deste essencial acontecimento histórico-religioso, graças aos relatos do escrivão da esquadra de Cabral, Pero Vaz de Caminha.


Essa liturgia principiante foi realizada pelo frei xabregano Henrique de Coimbra, que chegou ao Brasil na esquadra de Cabral. Segundo Caminha, a liturgia se concretizou próxima a uma cruz de madeira que foi fincada na areia. A pregação do frei foi sobre o Doutrina do dia.


Participaram da eucaristia os portugueses que faziam secção da expedição, cuja maior parte era composta por marinheiros. Cabral e também Caminha também estavam presentes. Este segundo fez um informe interessante, mostrando que diversos indígenas acompanharam pacificamente a liturgia católica, copiando diversos dos gestos e também movimentos feitos pelos portugueses. Este fato, fez com que Caminha concluísse que a futura conversão dos nativos ao catolicismo seria uma missão simples e também tranquila.



 A Segunda Eucaristia no Brasil



 A segunda liturgia católica realizada no Brasil ocorreu na zona da barra do rio Mutari (Porto Abrigado, Bahia), no primeiro dia de maio de 1500. Nesta ocasião, Cabral batizou a terreno “ invenção ” com o nome de Ilhéu da Vera Cruz, além de tomar posse dela em nome do rei lusíada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O home cordial

Historia do Brasil