Como os povos Indigenas chegaram no Brasil

Antes que da chegada dos portugueses ao Brasil já existiam muitos grupos indígenas habitando em nosso território. Diante dessa variedade os índios brasileiros foram classificados segundo as línguas distintas, que são: Tupi, macro-jê, aruak e também karib.


Observe inferior as peculiaridades das línguas e também dos grupos indígenas que as criticam.

império peças
Tupi: os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na secção litorânea brasileira. Estes foram os primeiros índios a terem contato com os portugueses que cá chegaram.
Essas tribos eram especialistas em caça, ótimos pescadores e também desenvolveram muito a coleta de frutos.


Macro-jê: raramente eram encontrados no litoral. Com exceção de pequeno número de tribos na cordilheira do mar, eles eram encontrados singularmente no planalto mediano. Nesse contexto, destacavam-se as tribos ou grupos: timbira, aimoré, goitacaz, carijó, carajá, bororó e também botocudo.
Esses grupos indígenas viviam nas vizinhança das nascentes de córregos e também rios, viviam sobretudo da coleta de frutos e também raízes e também da caça. Esses grupos só vieram a ter contato com os brancos no século XVII, enquanto os colonizadores adentraram no interno do país.


Karib: grupos indígenas que habitavam a área que atualmente compreende os estados do Amapá e também Roraima, chamada também de grave amazonas. As primordiais tribos são os atroari e também vaimiri - esses eram bastante agressivos e também antropofágicos, isso significa que enquanto os índios derrotavam seus inimigos, eles os comiam acreditando que com isso poderiam haurir as qualidades daqueles que foram derrotados.


O contato dessas tribos com os brancos ocorreu no século XVII, com as missões religiosas e também a dissipação do tropa pelo território.


Aruak: suas primordiais tribos eram aruã, pareci, cunibó, guaná e também terena. Etavam situados em pequeno número de regiões da Amazônia e também na ilhéu de Marajó. A principal atividade era o artesanato cerâmico.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira Missa no Brasil

O home cordial

Historia do Brasil