Conjuração baiana como é

O que foi a conjuração baiana?


Também conhecida como Insubordinação dos Alfaiates, a Conjuração Baiana foi uma insubordinação social de caráter popular ocorrida na Bahia em 1798. Teve uma essencial impacto dos ideologia da Revolução Francesa. Além de ser emancipacionista, defendeu essenciais mudanças sociais e também políticas na sociedade.


Causas


- Desgosto popular com o proeminente preço cobrado pelos produtos essenciais e também vitualhas. Outrossim, reclamavam da carência de determinados provisões.


- Poderoso aborrecimento com o domínio de Portugal sobre o Brasil. O ideal de independência estava presente em abundantes setores da sociedade baiana.


Objetivos


- Defendiam a emancipação política do Brasil, isto é, o termo do pacto colonial com Portugal;


- Defendiam a implantação da República;


- Liberdade mercantil no mercado interior e também também com o exterior;


- Liberdade e também paridade entre as pessoas. Dessarte eram favoráveis à anulação dos privilégios sociais e também também da escravidão;


- Aumento de salários para os soldados.


Líderes


- Um dos primordiais líderes foi o médico, político e também pensador baiano Cipriano Barata.


- Outra essencial liderança, que atuou bastante na propaganda das princípios do movimento, foi o soldado Luís Gonzaga das Virgens.


- Os alfaiates Manuel Faustino dos Beatos Inspiração e também João de Deus do Promanação.



 Quem participou


- O movimento contou com a participação de pessoas pobres, letrados, padres, pequenos comerciantes, escravos e também ex- -escravos.



 A Rebelião



 A rebelião estava marcada, porém um dos integrantes do movimento, o ferreiro José da Veiga, delatou o movimento para o regente, relatando o dia e também a hora no qual aconteceria.


O governo baiano organizou as forças militares para debelar o movimento antes que que a insubordinação ocorresse. Abundantes revoltosos foram presos. Vários foram expulsos do Brasil, porém quatro foram executados na Rossio da Piedade em Salvador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira Missa no Brasil

O home cordial

Historia do Brasil